ANPET 2025 - Goiânia, Goiás
ÁREAS TEMÁTICAS
São ao todo sete áreas temáticas. Cada área temática está dividida em subáreas e é coordenada por dois a três coordenadores temáticos que trabalham em conjunto com o diretor científico. A seguir são listas as sete áreas temáticas e mais abaixo são fornecidos os detalhes de cada uma delas.
Detalhes sobre cada uma das áreas temáticas:
MODELOS E TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
A Área de Modelos e Técnicas de Planejamento de Transportes considera estudos que abordem a modelagem e as técnicas empregadas para o planejamento de transportes, tanto de pessoas, quanto cargas, independente do modo. A área temática está dividida em três subáreas, como forma de auxiliar os autores e melhor organizar a distribuição dos trabalhos para os revisores.
Subáreas:
Coordenadores Temáticos 2025:
PLANEJAMENTO TERRITORIAL DO TRANSPORTE
A Área de Planejamento Territorial do Transporte objetiva abordar trabalhos com temáticas que envolvem mobilidade, acessibilidade, uso do solo, polos geradores, bem como ensino em transportes. A área temática está dividida em três subáreas, como forma de auxiliar os autores e melhor organizar a distribuição dos trabalhos para os revisores.
TRANSPORTE URBANO E RODOVIÁRIO
A Área de Transporte Urbano e Rodoviário considera estudos que abordem a modelagem do tráfego, análise e controle, segurança viária e ensino em transportes, independente de se abordar o transporte de pessoas, ou cargas, bem como o modo. A área temática está dividida em quatro subáreas, como forma de auxiliar os autores e melhor organizar a distribuição dos trabalhos para os revisores.
LOGÍSTICA E GESTÃO DO TRANSPORTE DE CARGA
A Área de Logística e Gestão do Transporte de Carga considera estudos que tratam como a carga é transportada por todos os modos de transporte. Fazem parte desta área temática, temas relacionados com aspectos espaciais do transporte de carga, os desafios da distribuição urbana de mercadorias, logística urbana, modelagem, a aplicação de sistemas inteligentes de transporte, logística humanitária, logística reversa e as questões ambientais e de sustentabilidade para o transporte de cargas e logística. Trabalhos que abordem tais aspectos serão bem-vindos. Para auxiliar os autores, indicamos aqui as subáreas.
ASPECTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS, POLÍTICOS E AMBIENTAIS DO TRANSPORTE
A área de Aspectos Econômicos, Sociais, Políticos e Ambientais do Transporte possui a transversalidade em uma gênese. Independente se se abordar transporte de pessoas, ou cargas, bem como modo, espera-se aqui receber trabalhos que abordem a avaliação social, ambiental e econômica, regulação, o financiamento do setor de transportes, discussão sobre políticas públicas, inclusão social e transporte e meio ambiente. Encontra-se dividida em cinco subáreas.
INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
A área temática de Infraestrutura de Transportes objetiva receber trabalhos que tenham em sua essência a discussão de aspectos sobre a infraestrutura, desde o projeto, passando por materiais, tecnologias, gestão. Está organizada em subáreas e esperamos receber trabalhos que possam trazer contribuição para nossa comunidade de transportes.
ENSINO EM TRANSPORTES
A área temática de Ensino em Transportes objetiva receber trabalhos que discutam e apresentem práticas de ensino, metodologias, projetos e inovações nos ambientes de graduação e de pós-graduação, buscando discussão de aspectos que contribuam para a formação do conhecimento em engenharia de transportes. Está organizada em subáreas e esperamos receber trabalhos que possam trazer contribuição para nossa comunidade de transportes.
Direção Científica
Contato: suporte@anpet.org.br